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SERVIÇOS

Dicas

Dicas para substituição das molas helicoidais

São as molas do seu carro que absorvem os impactos provocados por buracos e irregularidades do piso. Elas também garantem a altura, o equilíbrio e a estabilidade do veículo em curvas ou freadas. Por isso, são consideradas um item vital da suspensão. Preserve sua segurança ao dirigir: realize uma inspeção visual do estado das molas e do conjunto da suspensão a cada 10.000 km. E troque as molas do veículo nas situações descritas abaixo:

1. NA TROCA
DOS AMORTECEDORES

Por quê?

Garante o bom desempenho da suspensão.
São as molas que absorvem os impactos e garantem o curso de trabalho dos amortecedores (altura do veículo), assegurando uma maior durabilidade aos mesmos.
Recomenda-se a substituição do conjunto mola/amortecedor entre 40.000 e 50.000 km rodados.

2. SE A PINTURA DA
MOLA ESTIVER DESCASCADA

Sintoma
Sinal da presença de ferrugem

Consequência
A ferrugem destrói o tratamento dado ao aço da mola. Isto propicia o surgimento de microtrincas e consequentemente a quebra da mesma.

3. NO ARRIAMENTO
DO VEÍCULO

Sintoma
O veículo apresenta a frente ou traseira baixas em relação ao solo, ou mesmo desnível lateral.

Consequência
Alteração do curso da suspensão (amortecedor e batente).
Desgaste irregular dos pneus.
Desgaste prematuro dos amortecedores, batentes e coxins.
Impossibilidade de realizar o alinhamento (cambagem negativa).

 4. ELOS OU ESPIRAIS
DA MOLA ESTIVEREM BATIDOS

Sintoma
Ocorre quando a mola perde parte da sua ação (carga), defletindo ao ponto de bater seus elos.

Consequência
Perda de estabilidade do veículo.
Batidas secas na suspensão.
Desgaste prematuro dos pneus, amortecedores, batentes, coxins e demais componentes da suspensão.

5. SE OS BATENTES
ESTIVEREM DANIFICADOS

Sintoma
As molas apresentam arriamento ou perdem a capacidade de absorver impactos.

Consequência
Batidas secas na suspensão.
Desgaste prematuro dos componentes da suspensão e pneus.
Trincas na estrutura do veículo.

 6. NA QUEBRA
DA MOLA

Sintoma
Ruptura de um dos elos da mola, provocando instantaneamente um desnível de altura no veículo.

Consequência
Grande probabilidade de perda de controle do veículo e perigo iminente de acidente.

Observações
Para evitar problemas em função de uma aplicação indevida das molas, alterando as características do veículo e comprometendo a sua durabilidade, verifique sempre os seguintes pontos antes de realizar a instalação:

• Ano e modelo
• Ar condicionado
• Transmissão automática
• Motorização
• Versões esportivas
• Barra estabilizadora
• 2 ou 4 portas
• Veículos movidos a gás (GNV)
• Cilindro padrão (80 kg)
• Direção hidráulica

Importante

As molas são montadas na suspensão sob pressão e devem ser aplicadas por profissionais qualificados que possuem o treinamento e as ferramentas adequadas para garantir uma instalação segura e montagem correta.

Não corte os elos ou aqueça as molas com o objetivo de rebaixar o veículo. Este procedimento implica na perda da garantia e grande possibilidade de acidente, pois estas molas podem quebrar ou sair do alojamento da suspensão.

As embalagens e as molas helicoidais Fabrini são recicláveis, após a inutilização das peças você pode encaminhá-las para o centro de reciclagem de sua cidade.

Constatado algum dos sintomas aqui mencionados, recomenda-se a troca imediata das molas.

A troca ideal se dá com a substituição das quatro peças, ou em último caso, aos pares (dianteiro ou traseiro).

O equilíbrio e estabilidade do veículo em curvas ou freadas está sujeito ao bom funcionamento do conjunto mola/amortecedor.

Até o momento não existe processo técnico comprovado para remanufatura ou recondicionamento de molas helicoidais.

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Produto Original

Saiba Mais

Rassini – NHK Automotive (SP)

Marginal da Via Anchieta, km 14,5
São Bernardo do Campo - SP
CEP 09696-005
Tel. (11) 4366.9300
Email: sac@rassini-nhk.com.br

Rassini – NHK Automotive (RJ)

Rodovia Presidente Dutra km 178
Rancho Novo - Nova Iguaçu - RJ
CEP: 26285-001
Tel. (21) 2667-2120
Email: sac@rassini-nhk.com.br

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