Molas de Alta Performance
Tecnologia Original
Fabrini Sporting é a mola de alta performance da Fabrini. E que empresa é esta, a Fabrini? Para você ter uma idéia, basta dizer que ela foi fundada em 1932. Ela foi simplesmente a primeira empresa a produzir molas helicoidais no Brasil! Experiência? Sobra. Hoje a Fabrini fornece suas molas para a grande maioria das montadoras, tendo sua qualidade homologada, aprovada e certificada pelos mais rígidos sistemas de qualidade assegurada, como a ISO/TS 16949:2009 e ISO 14001:2004.
A qualidade das molas Fabrini como Peça Original também é reconhecido no mercado de reposição, onde elas são conhecidas como “A mola original”. Atualmente sob a bandeira da RNA, Rassini-NHK, a marca Fabrini é sinônimo de molas de alta confiabilidade e desempenho inquestionável. A RNA é hoje o maior fabricante de molas originais da América do Sul. Esta é a história por trás das novas molas Fabrini Sporting, a mola de alta performance que cumpre o que promete: conforto e estabilidade sem comprometer a segurança e a estrutura do seu carro.
A Fabrini assina embaixo.
Desafio
Quando a Fabrini decidiu lançar a mola de alta performance Fabrini Sporting, ela aceitou o desafio de criar uma mola que, permite ao veículo um centro de gravidade mais baixo, o que significa um ganho de estabilidade e também garante segurança sem comprometer o conforto
O desafio está lançado, buscar equilíbrio entre performance e conforto.
Desenvolvimento
Antes de falarmos sobre o desenvolvimento da mola de alta performance Fabrini Sporting, algumas explicações se fazem necessárias. Uma mola convencional, aquela normalmente instalada em veículos de série, tem o que se chama de ação linear. Sua principal característica é não mudar sua maneira de reagir em relação a carga que lhe é aplicada. Sua reação é sempre igual, linear. Dizemos então que seu rate (do inglês: rigidez) é invariável.
Um avanço em relação às molas convencionais são as ditas molas de ação progressiva. Elas alteram sua atuação à medida que se aumenta a carga aplicada. Este tipo de mola apresenta 2 rates. O inicial é mais suave e o final, mais forte. Isto significa conforto quando se roda com o veículo leve e força para suportar o peso quando se roda carregado. Daí o motivo das molas de ação progressiva geralmente serem instaladas no eixo traseiro dos veículos. Esta capacidade de variar conforme a carga já é uma grande vantagem em relação às molas convencionais.
Mas para o corpo técnico da Fabrini isto não é o suficiente para batizar uma mola como esportiva e de alta performance. Inúmeros protótipos foram feitos, testados, analisados e até destruídos. Além de se buscar resultados que comprovassem a vocação esportiva da nova mola, os engenheiros e técnicos da Fabrini tinham mais um desafio a vencer. O veículo que recebesse as novas molas deveriasofrer o menor número possível de alterações. A idéia sempre foi manter o custo da nova mola em níveis saudáveis, afinal, do que adiantaria desenvolver uma mola de alta performance como as utilizadas em corridas automobilísticas, mas impagáveis? Manter os amortecedores originais do carro para serem usados com as novas molas, por exemplo, era uma questão crucial. Após muitos testes e análises chegou-se a um resultado que unia todos estes quesitos: mais estabilidade, menor espaço de frenagem e menor deslocamento lateral em curvas de alta, mantendo o conforto e preservando mais os componentes.
Estava criada a mola de alta performance, a mola Fabrini Sporting.
Características
A principal diferença da mola Fabrini Sporting está no rate inicial e final. O inicial é bem menor do que o das molas originais de fábrica. Com isto foi ganho altura livre e a mola não corre o risco e ficar solta no strut (do inglês: estrutura), fato comum quanto se opta em simplesmente cortar os elos da mola para rebaixar o carro. Esta foi uma das principais preocupações durante o desenvolvimento, pois afeta diretamente a segurança na condução do veículo.
Logo depois desta área (rate inicial), a mola Fabrini Sporting apresenta uma área de suave transição, passando de uma atuação “macia” (conforto) para uma atuação “dura” (estabilidade), sem que se perceba esta alteração de forma súbita. Conforme a aplicação da força sobre a mola aumenta, em uma curva fechada, por exemplo, ela atinge rapidamente o rate final, que foi aumentado para atingir a condição de carga máxima antes do final de curso da suspensão.
É a perfeita equação entre conforto e estabilidade. Ao se rodar com o carro vazio, o conforto é praticamente igual ao de uma mola convencional. Tão logo a carga sobre as molas Fabrini Sporting aumenta, elas respondem como molas de ação progressiva aumentando o rate, mas com uma maior rapidez para evitar que se atinja o fim do curso da suspensão (que foi reduzido para abaixar o centro de gravidade e conferir maior estabilidade ao veículo).